domingo, 21 de agosto de 2011

Mar Morto.(Jorge Amado)

  Conta a história de Guma (Gumercindo), ele tralhava em um saveiro (barco de pesca),lá na Bahia, Guma foi criado pelo seu tio pois seu pai havia morrido em uma tempestade no mar, sua mãe era prostituta e não podia cria-lo, depois quando ele fez dez anos ela a conheceu.
  Quando Guma fez dezoito anos ele conheceu Rosa Paumerão ma mulher forte que não tinha medo de nimguem, ele teve um caso com ela, mada sério.
  Depois em uma festa de Iemanjá fez um pedido  para que conseguice a mulher de seus sonhos e que ela fosse virgem.

  Depois de algum tempo Guma salvou algumas pessoas de uma tempestade terrivel e ele ficou muito famoso no cáis.Teve uma festa e ele nota que havia uma moça olhando para ele fixamente então resolveu conhece-la, mas ela já não estava, tinha ido embora, Guma ficou currioso para saber quem é ela e descobriu  o nome dela que era Lívia, mas os tios de Lívia não aceitaram o casamento deles mas se casaram mesmo assim.
  Depois de cinco meses Lívia engravida, mas havia uma visinha chamada Esmeralda que vivia provocando Guma para trair Lívia sua esposa grávida. Esmeralda era mulher do melhor amigo de Guma, seu nome era Rufino. Guma acabou caindo em tentação, Rufino descobriu ficou furioso e matou Esmeralda e depois si matou.Guma acabo ficando com remoço mas não contou nada do que acontece com Lívia, mas ela o vendo  tão trizte ficou preoculpada e acabou tendo seu finho de sete meses, depois de algum tempo Guma se meteu com contrabando e ficou dois anos nessa vida, em uma viagem houve uma nova tempestade mais forte que qualquer outra e Guma desapareceu encontrando Iemanjá no fundo do mar.
  Lívia e Rosa Palmerão foram trabalhar no mar para se sentirem mais perto Guma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário